A pandemia da Covid-19 impôs um novo desafio às cooperativas brasileiras: realizar suas Assembleias Gerais Ordinárias de forma digital. Desta forma, os cooperados poderiam participar sem sair de casa, observando assim a recomendação de isolamento social preconizada pelos órgãos de saúde neste momento de pandemia.

Através de estudo, planejamento e muita tecnologia, a AGO Digital da Cooperativa dos Pediatras do Ceará foi realizada no dia 13 de julho, às 13h30 em primeira convocação, com a presença de, no mínimo, 2/3 (dois terços) dos sócios; às 14h30, em segunda convocação, com a presença de metade mais um dos sócios; e às 15h30, em terceira e última convocação, com a presença de, no mínimo, 50 (cinquenta) sócios, ou no mínimo de 20% (vinte por cento) do total de sócios, prevalecendo o menor número, para deliberarem sobre a seguinte ordem do dia:

  • Eleição e posse dos membros do Conselho Fiscal, sendo 3 efetivos e 3 suplentes, com mandato até a AGO de 2021 (horário de votação das 15h30 até 19h30 – exclusivamente por aplicativo);
  • Prestação de contas da Diretoria, referente ao exercício de 2019, compreendendo: Relatório da Gestão, Balanço Patrimonial, Demonstrativo das Sobras ou das Perdas, e o Parecer do Conselho Fiscal;
  • Destinação das sobras apuradas, deduzindo-se as parcelas para os fundos obrigatórios;
  • Fixação da produção especial dos ocupantes dos cargos sociais, ou seja, do valor do “pró-labore” da Diretoria, bem como o valor da célula de presença para os membros do Conselho Fiscal pelo comparecimento às reuniões;
  • Adoção ou não de diferentes faixas de retiradas de sócios.

A reunião foi realizada por meio do aplicativo Zoom, enquanto a votação individual aconteceu através do aplicativo Curia. Para garantir o sucesso da AGO Digital, a Cooped contou com o apoio de sua competente equipe de colaboradores, além de diversos assessores especiais: Dr. Frederico Joffily, consultor responsável pela elaboração do edital; Dr. Menescal, responsável pela análise e aprovação das questões legais; Christian Villa Real da Polibras Software, responsável pela tecnologia da informação; e Karla Alcoforado, da Comunic Propaganda, responsável pela comunicação e divulgação do evento.

Na oportunidade, o Comitê Eleitoral da AGO Digital, composto pela Dra. Maria Gurgel de Magalhães, Dra. Brasilina de Lima e Dra. Ângela Lúcia, conduziu os trabalhos de votação do novo Conselho Fiscal para o anuênio 2020-2021. A chapa Avançando com Compromisso e Transparência venceu o pleito, sendo composta pelos seguintes cooperados:

Ana Daniele Andrade Vitoriano
Daniele Pimentel Fernandes
Denise Gonçalves Pereira
Judith Rodrigues da Costa Caetano
Luiz de Moraes Ferreira Júnior
Marta Maria Sampaio Serrano

Com tanto cuidado e dedicação, o resultado não poderia ser outro: a primeira AGO Digital realizada pela Cooped aconteceu de forma tranquila e organizada, contando com a participação de 257 cooperados.

Parabéns aos cooperados que marcaram presença e garantiram o sucesso dessa Assembleia. E parabéns à Dra. Cinara Carneiro que, na oportunidade, ganhou o sorteio de uma TV Smart Led Samsung 65″.