“O vírus não será contido. Ele vai chegar,” declarou Dr. Robério Leite durante palestra com foco na preparação dos pediatras para o enfrentamento do novo coronavírus.

A apresentação foi realizada na sede da Cooperativa dos Pediatras do Ceará para um auditório lotado na quarta, 11 de março de 2020, o mesmo dia em que a OMS declarou a pandemia da doença.

Segundo Dr. Robério, o maior problema do novo coronavírus é exatamente sua alta capacidade de transmissão. Embora a mortalidade do vírus seja baixa, ele pode causar um número significativo de óbitos se a epidemia continuar se alastrando pelo mundo com a velocidade atual.

Além de falar sobre os sintomas para identificação da doença Covid-19, causada pelo vírus (Sars-Cov-2), Dr. Robério trouxe um arsenal de informações sobre o novo coronavírus no mundo e sobre os cuidados que os profissionais de saúde precisam ter ao tratar de pacientes suspeitos ou confirmados com a doença.

Em mais esta ação de atualização promovida pela Cooped–CE para seus cooperados, foram passadas também informações para os pediatras sobre o protocolo de atendimento da dengue baseado em casos clínicos.