Na última quinta, 19 de maio de 2022, a Cooped deu início ao III Curso de Atualização em Emergências Pediátricas, o primeiro curso realizado de forma presencial na sede da Cooperativa após mais de dois anos de afastamento das atividades presenciais devido à pandemia da Covid-19.

Com carga horária de 24 horas, o curso objetiva atualizar os Pediatras que atendem em Emergência Pediátrica para melhoria da qualidade da assistência.

Para isso, foram cuidadosamente selecionados temas e professores com vasta experiência em Emergência Pediátrica para compartilhar com os participantes atualizações e vivências valiosas para sua prática no dia a dia.

Dr. João Osmiro Barreto, presidente da Cooperativa, abriu o curso dando boas-vindas aos presentes e fazendo uma importante apresentação acerca dos sete princípios cooperativistas.

Dra. Maria Francielze Holanda Lavor, Diretora de Negócios e Marketing da Cooped-CE, teve o privilégio de conduzir a primeira aula discorrendo sobre “Avaliação Sistemática da Criança Criticamente Enferma” e “Parada Cardiorrespiratória: Diretrizes atuais da Reanimação”.

“Eu senti com muita alegria a participação das pessoas. Fizemos duas aulas interativas onde, através da plataforma Kahoot, pudemos testar a absorção dos conhecimentos abordados durante as exposições. Em resumo, tentei dar leveza a dois assuntos extremamente importantes, mas de certa forma complexos,” comentou Dra. Francielze.

“Foi um momento de muita descontração, participação e congraçamento entre nós e os cooperados, além da importância do tema. Falar de abordagem sistemática da criança criticamente enferma é falar sobre o passo a passo para identificar precocemente e tratar de maneira adequada e o mais precoce possível o agravo da saúde dessa criança que tem a possibilidade de evoluir para uma parada cardiorrespiratória. Por outro lado, falamos da abordagem das novas diretrizes da parada cardiorrespiratória que foram determinadas pela American Heart Association no final do ano de 2020. A aplicação desse conteúdo no dia a dia das Emergências Pediátricas possibilita uma assistência adequada que vai propiciar melhor qualidade de vida para as crianças”, finalizou.

Confira abaixo a programação completa do curso.

I. Avaliação Sistemática da Criança Criticamente Enferma
Dra. Maria Francielze Holanda Lavor
Data: 19/05/2022

II. Parada Cardiorrespiratória: Diretrizes atuais da Reanimação
Dra. Maria Francielze Holanda Lavor
Data: 19/05/2022

III. Identificar e tratar Insuficiência Respiratória
Dra. Bárbara Rocha Lima Montenegro Garcia
Data: 26/05/2022

IV. Bronquiolite Aguda: O que há de novo
Dra. Carolina Arcanjo Lino
Data: 26/05/2022

V. Crise Asmática na Emergência
Dra. Lorena Almeida Pinheiro
Data: 01/06/2022

VI. Pneumonias Aguda na Emergência
Dr. Evalto Monte de Araújo Filho
Data: 01/06/2022

VII. Choque Hipovolêmico
Dra. Mikaelle Severo Marques Mateus
Data: 09/06/2022

VIII. Choque Séptico: Como conduzir
Dra. Bárbara Rocha Lima Montenegro Garcia
Data: 09/06/2022

IX. Criança com Dengue e Chikungunya
Dr. Robério Dias Leite
Data: 15/06/2022

X. Crise Convulsiva na Emergência
Dra. Carolina de Figueiredo Santos
Data: 15/06/2022

XI. Dor abdominal aguda: Como avaliar e conduzir
Dr. Osvaldo Barros Rebelo Neto
Data: 22/06/2022

XII. Cetoacidose Diabética
Dra. Sandra Regina Geroldo
Data 22/06/2022