Os pediatras que fundaram a Cooperativa, em 1995, viram no cooperativismo o modelo ideal para o fortalecimento da área no Ceará. O pioneirismo fazia todo o sentido, na medida em que aos anseios de desenvolvimento da autonomia profissional com o consequente fortalecimento coletivo, necessário diante de um quadro de insatisfação com a gestão da saúde pública de modo geral.
Os esforços pelo desenvolvimento da COOPED-CE, até hoje, centram-se na cooperação, por meio do trabalho em equipe; na visão compartilhada e divisão de resultados; como também na competitividade, por meio de inovação, visão de futuro e definição de estratégias.
É preciso entender e acreditar no Cooperativismo como alternativa concreta para a conquista de mercados, valorização da categoria e melhores padrões remuneratórios do trabalho. Investir na defesa dos interesses da pediatria é o foco da Cooperativa.
No universo da Pediatria, o cooperativismo colabora para o livre exercício da profissão, para a ampliação da assistência médica a um número maior de pessoas, para um atendimento de qualidade e para uma remuneração justa e satisfatória dos profissionais. A COOPED apresenta-se como entidade legítima da categoria, tornando-se um ambiente favorável ao debate de novos modelos de defesa do setor no Estado.