“Esse projeto não é para o Iprede, não é para a Cooped. Esse projeto é para o mundo“.

Com essa frase, Dr. Francisco Sulivan Bastos Mota, Presidente do Iprede, resumiu a importância do Ambulatório de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento da Primeira Infância – PDC durante a solenidade comemorativa aos três anos de sua criação.

O projeto, resultado de uma parceria de sucesso entre Iprede, Cooperativa dos Pediatras do Ceará e Universidade Federal do Ceará, dedica-se ao estudo e à prestação de assistência às crianças com problemas de comportamento, desenvolvimento e de aprendizagem. A iniciativa objetiva ainda contribuir para a formação de uma geração de Pediatras com capacitação mais ampla em Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento.

A semente do PDC foi plantada durante um curso de Promoção do Desenvolvimento Infantil ministrado na Cooperativa dos Pediatras do Ceará pela Dra. Sandra Grisi e pela Dra. Ana Paula Scoleze, da Universidade de São Paulo – USP. A partir daquele pequeno embrião, nasceu o primeiro ambulatório centrado no Desenvolvimento e Comportamento Infantil do Ceará.

Ainda nas palavras do Dr. Sulivan, “o PDC deve ganhar o mundo”, da mesma forma que o Conecta, projeto desenvolvido pelo Iprede com foco no autista, tem se tornado um modelo para outros estados brasileiros e até para outros países.

A solenidade comemorativa, realizada nesta terça, 24 de agosto de 2021, no auditório do IPREDE, reuniu representantes da instituição, da Cooped-CE e da UFC, além de médicos, residentes e colaboradores, um público visivelmente apaixonado e comprometido com o PDC.

Na oportunidade, os idealizadores do projeto foram homenageados com troféus: Dr. Francisco Sulivan Bastos Mota, representando o IPREDE; Dr. Álvaro Jorge Madeiro Leite, representando a UFC, e Dr. João Osmiro Barreto, representando a Cooped-CE.

Mas as homenagens não pararam por aí. Dra. Francisca Lúcia Medeiros do Carmo, Superintendente da Cooped-CE, que responde diretamente pelo projeto, e Flávio Soares, colaborador responsável pelo SAME e pela agenda do PDC, foram reconhecidos por suas valiosas contribuições, recebendo estrondosos aplausos durante as homenagens.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorSessão tira dúvidas COVID-19