Cooperativa dos Pediatras do Ceará realizou ontem, 20 de janeiro, em sua Sede, Palestra sobre o Palivizumabe. O objetivo do encontro foi esclarecer sobre as normativas do Ministério da Saúde para uso do Anticorpo monoclonal que previne a infecção pelo vírus sincicial respiratório.


O palestrante, Dr. Osmiro Barreto, apresentou os critérios de inclusão, a posologia e modo de administração do medicamento, além do modelo padrão da ficha de solicitação do Palivizumabe e fluxo de encaminhamento da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.


O período de sazonalidade, que deve ser rigorosamente atendido, fomentou a iniciativa da palestra, pois inicia-se em Março e termina em Julho. As 5 doses que deverão ser administradas devem obedecer o período estipulado pela portaria 522, do Ministério da Saúde.


A novidade para esse ano é a expansão do uso do Palivizumabe para clínicas privadas. Hospital Gênesis, HRU, Hospital Antônio Prudente, GastroClínica e Hospital Cura D´ars, podem encaminhar para medicação.


Para Dr. Osmiro é de grande importância observar os critérios de inclusão do Palivizumabe; “crianças com menos de 1 ano de idade que nasceram prematuras com idade gestacional menor ou igual a 28 semanas e crianças com até 2 anos de idade com doença pulmonar crônica ou doença cardíaca congênita com repercussão hermodinâmica demonstrada, fazem parte do Programa de uso do anticorpo”, esclarece o Neonatologista.


Source: Cooped